13 JUL 2025
Em meio a um alerta grave à economia brasileira, o presidente Lula da Silva (PT) gravou gracinha fora de hora, e de órbita, para Janja gravar e postar no Instagram, piada para o presidente norteamericano Donald Trump, neste domingo (13), diante do anúncio de tarifa de 50% sobre importações do Brasil.
Ou seja: não é hora de piadas tropicais.
Cheio de gracinha, sem graça, diz Lula: “Eu vou levar jabuticaba pra você, Trump. Você vai perceber que quem come jabuticaba de manhã não fica de mau humor”.
As reações diversas, e desconexas, de Lula têm gerado críticas. E preocupação.
Comentarista internacional da CNN, Lourival Santana, dos que o BZN mais leva em conta, disse esta semana que fala de Lula “não se conecta com a realidade geopolítica do momento” e demonstra despreparo diante de uma possível crise bilateral.
Pois bem!
Se a tarifa se concretizar, pode haver queda imediata na competitividade de produtos brasileiros nos EUA, redirecionamento de mercados e impacto direto em empregos e divisas. O agronegócio, que é uma das bases da balança comercial brasileira, seria um dos setores mais afetados.
Fábio Barbosa, presidente do conselho da Natura, declarou esta semana: “A hora é de avaliar bem nossos próximos movimentos. A tarifa só entra em vigor no dia 1º de agosto. Políticos, empresários e diplomatas podem ajudar a construir um caminho”.
Com a diplomacia do bajulado presidente brasileiro, apoiado pela primeira-dama. Ufa!
Autor(a): BZN