Nacional

Entrevero público em inglês de duas autoridades brasileiras: Gilmar Mendes x Ernesto Araújo

11 MAR 2021

Foto: Reprodução Twitter

O ministro Gilmar Mendes (STF) e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, travaram um embate pelo Twitter com textos escritos em inglês.

Confira:

Ernesto Araújo:

- A CNN engana-se em relação ao Brasil e ao Covid.

Aqui estão os fatos:

- Após uma decisão do Supremo Tribunal de Abril de 2020, os Governadores do Estado - não o Presidente - têm, na prática, toda a autoridade para estabelecer/gestão de todas as medidas de distanciamento social.

- O Presidente Bolsonaro enviou 98 mil milhões de dólares aos Estados em 2020 para manter e expandir os seus sistemas de saúde pública com mais camas de UCI, etc. (o número de camas de UCI tinha diminuído sob os anteriores Presidentes).

- O Presidente sempre estimulou a procura de tratamento Covid com medicamentos existentes ou novos, e defendeu o princípio de que os Médicos deveriam ser autorizados a receber tratamento fora do âmbito do rótulo, a fim de salvar vidas. Questionou o dogma propagado pelos meios de comunicação social de que "não há tratamento para Covid", bem como a irresponsabilidade da orientação emitida por alguns "especialistas" de que as pessoas deveriam "ficar em casa até se sentirem muito doentes".

- O Presidente enviou um projeto de lei ao Congresso em Agosto de 2020, autorizando 4 mil milhões de dólares para a compra de vacinas.

- Com os recursos e logística do Governo Federal, o Brasil iniciou o seu processo de vacinação em Janeiro. Até agora, 4,1% da população brasileira foi vacinada (8,7 milhões de pessoas), não muito abaixo da França (6,2% vacinada), e acima da China (3,8%), Canadá (3,6%) ou México (1,8%).

- Já em Fevereiro de 2020 o Governo Federal criou a "Rede Vírus", uma rede de mais de mil investigadores que trabalham em todos os aspectos do Coronavírus, incluindo a investigação de vacinas (entre os 15 projetos de vacinas brasileiros, 3 estão agora perto da fase de testes clínicos, todos financiados pelo Governo Federal).

Gilmar Mendes:

- FAKE NEWS! Aqui está o verdadeiro fato: o Supremo Tribunal brasileiro decidiu que as administrações Federal, Estadual e Municipal têm autoridade para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis do governo são responsáveis pelo desastre que estamos enfrentando. 

Ernesto rebateu:

- Eu disse "após uma decisão do Supremo Tribunal" que significa "como consequência de", e não "como literalmente declarado em". E eu disse "na prática", indicando o efeito real da decisão. Na prática, os governadores tomaram todas as medidas que queriam e o governo federal paga a conta.
 



últimas notícias