04 NOV 2023
A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, situada no município de Carnaubal, no Ceará, foi agraciada na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis” no Prêmio Melhores Escolas do Mundo. A iniciativa, criada pela plataforma britânica T4 Education em 202, conta com o apoio de três instituições: Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah.
É a primeira vez que uma escola pública brasileira está entre as vencedoras. A Escola Joaquim Bastos Gonçalves criou, em setembro de 2021, o projeto "Adote um Aluno" ao perceber alunos ansiosos com a reabertura da sociedade após o fim das medidas de isolamento social implementadas em decorrência da pandemia de covid-19. Na própria escola, houve registro de estudantes diagnosticados com problemas emocionais graves, incluindo automutilação. O projeto permitiu a identificação desses casos e a assistência psicológica. Os pais também foram envolvidos na iniciativa.
Em 18 meses, o número de atendidos pelo projeto caiu 67% e os beneficiados ao longo desse período relataram melhorias em sua autoestima e em seu bem-estar. Atualmente, menos de 10 estudantes ainda são atendidos. Além de melhorar a vida dos alunos, a iniciativa também aumentou a sensibilidade da comunidade escolar para a importância da saúde mental.
O prêmio concedido à Escola Joaquim Bastos Gonçalves levou em conta suas ações para proporcionar a reintegração dos alunos à sociedade desde a pandemia da covid-19. Sua escolha se deu por meio de um júri especializado. Ela desbancou as outras duas finalistas da categoria Apoiando Vidas Saudáveis: a IMG Academy (EUA) e a Cardiff Sixth Form College (Reino Unido). A escola receberá um prêmio de US$ 50 mil.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Brasil
Washington Olivetto foi sequestrado em 2001. Passou 53 dias em um quarto sem jan
13 OUT 2024