Tecnologia

Escolas municipais de Mossoró são beneficiadas com programa de inovação

04 MAI 2018

Foto: Divulgação

O “Programa de Inovação Educação Conectada” é uma política que reúne um conjunto de diretrizes nacionais que visa garantir a todos os estados e municípios, por meio da tecnologia, a implementação de ações inovadoras em sala de aula. O projeto se articula com políticas públicas já existentes ou em fase de implementação, como o Plano Nacional de Educação (PNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e objetiva a universalização do acesso à internet em alta velocidade nas escolas públicas brasileiras.

O programa é viabilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do Comitê Gestor da Internet (CGI). O BNDES irá apoiar o financiamento da política e o CGI atuará no monitoramento da velocidade da internet a ser ofertada às escolas.

A implantação do programa acontecerá gradativamente. Neste ano de 2018, iniciará com a adesão das escolas ao programa para aquisição da Internet. As escolas da zona urbana receberão recursos através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para aquisição de Internet de alta velocidade. Já nas escolas da zona rural a conexão via satélite chegará através do Governo Federal. Todas as escolas deverão ser contempladas com o programa.

Em Mossoró, neste primeiro semestre de 2018, de acordo com as informações de Cristhiane Marques, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), 06 escolas municipais da zona rural foram beneficiadas com a conexão via satélite:

E.M. Dr. José Gonçalves

E.M. Evilásio Leão

E.M. Prof. Maurício de Oliveira

E.M. Ricardo Vieira do Couto

E.M. São Romão

E.M. Sindicalista Antônio Inácio

No próximo ano, as escolas receberão notebooks como ferramenta pedagógica móvel, possibilitando a construção de espaços híbridos de aprendizagem.



últimas notícias