26 ABR 2023
A cremação é uma opção cada vez mais escolhida por famílias que buscam uma alternativa sustentável para a despedida dos entes queridos e apresenta uma série de vantagens em relação aos sepultamentos. Pioneiro ao disponibilizar o serviço no Rio Grande do Norte, o cemitério e crematório Morada da Paz, empresa do Grupo Morada, começou a oferecer essa possibilidade aos potiguares ainda em 2013.
Na unidade Morada da Paz em Emaús, a cremação é realizada em um ambiente que conta com efeitos visuais e sonoros, chuva de pétalas de rosas e vídeo homenagem exibido em projeção mapeada.
De acordo com o gerente comercial do Morada da Paz, Jarlyson Rocha, muitas pessoas ainda têm a ideia de que a cremação é um serviço de valor mais elevado. "A cremação se mostra como uma alternativa com valor mais acessível, chegando, em determinados casos, a ser no mínimo 50% mais barata em relação ao valor de um jazigo. No Morada da Paz, as condições de pagamento facilitam ainda mais essa aquisição de forma preventiva. Além disso, a cremação não demanda um custo para taxas e manutenções futuras, como ocorre no caso dos jazigos familiares", explica.
Com o aumento populacional e a crescente evolução urbana que demanda por espaços para infraestrutura, a disponibilidade de jazigos nos cemitérios e a construção de novos empreendimentos torna-se cada vez mais escassa, principalmente nas grandes cidades. Sendo assim, a cremação surge como alternativa viável, uma vez que não requer a necessidade da manutenção de um espaço físico, como nos cemitérios tradicionais que tendem a ocupar grandes áreas.
Outra vantagem ao optar pela cremação é a possibilidade de prolongar os rituais de despedida e homenagens. Muitas pessoas escolhem aspergir as cinzas em lugares significativos ou mantê-las em uma urna cinerária próximas a si, simbolizando a presença contínua do ente querido que partiu. Essas opções podem tornar o processo de luto menos doloroso e ajudar a encontrar conforto em lembranças positivas.
Sobre a cremação
Com tantas mudanças socioculturais, nos últimos anos a cremação no Brasil tem crescentemente se tornado mais procurada pela população. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif), a taxa de cremação no país saiu de 3% em 2003 para mais de 45% em 2022, indicando uma mudança na forma como as pessoas lidam com a morte.
Apesar do aumento da cremação, muitas pessoas ainda optam pelo sepultamento, sendo importante lembrar que cada família tem o direito de escolher a forma como deseja se despedir de um ente querido. Independentemente da escolha, o mais importante é que a despedida seja feita de forma digna e respeitosa, honrando a memória da pessoa falecida.
Autor(a): Redação