Mundo

Escritora ucraniana morre em ataque de míssil russo a restaurante, aos 37 anos

03 JUL 2023

 A escritora ucraniana Victoria Amelina, 37 anos, estava em um restaurante na cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, quando ocorreu um ataque russo, no dia 27 de junho.


Estava acompanhada da delegação de jornalistas e escritores colombianos, entre eles Héctor Abad Faciolince, 64 anos, e o ex-comissário para a paz Sergio Jaramillo, 58. Os dois escaparam. O ataque com mísseis russos deixou 13 mortos e 60 feridos.


No sábado 1°, ela não resistiu mais aos ferimentos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A escritora documentava os crimes de guerra russos com a iniciativa de direitos humanos Truth Hounds.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O ataque foi considerado crime de guerra pela associação de escritores PEN.


A editora Avizor escreveu no Instagram:


- É com muita tristeza que informamos que a grande escritora ucraniana, e nossa amiga, VICTORIA AMELINA, faleceu em Dnipro (Ucrânia) no Hospital Mechnikov, na noite de 1º de julho, em consequência de ferimentos gravíssimos sofridos no criminoso ataque com mísseis russos ocorrido em 27 de junho contra a população civil da cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia. 


Depois de receber constantes manifestações de atenção e solidariedade a Victoria Amelina de amigos da redação e de todos os meios de comunicação espanhóis, desde que ela foi ferida, recebemos agora todas as condolências e condolências com a mesma gratidão. 


Transmitimos ao seu marido e amigos na Ucrânia toda a solidariedade e carinho para com Victoria Amelina, sua família e o resto dos ucranianos afetados pela irracionalidade desta guerra de agressão de Vladimir Putin. 


Estamos determinados a transformar a irracionalidade de sua morte em uma constante homenagem e memória de Victoria e manter viva sua luta contra crimes de guerra contra a população civil, como o que ela própria sofreu. 


Como o PEN CLUB da Ucrânia, uma organização internacional de escritores, nos informa: “A análise da destruição e as evidências e coletadas, bem como os depoimentos de testemunhas, mostram que os russos usaram um míssil Iskander de alta precisão. Eles claramente sabiam que estavam bombardeando um lugar com muitos civis. Até o momento o saldo é de 13 mortos e aproximadamente 60 feridos. A firme determinação de Victoria em ver os crimes de guerra cometidos na Ucrânia levados à justiça agora se torna um exemplo para todos. Em seu livro A Home for Dom, em uma passagem, Victoria Amelina relembra um grafite que se tornou popular em seu país e em toda a União Soviética, quando um famoso músico de rock morreu e as pessoas escreveram nas paredes que ele ainda estava vivo. Agora expressamos da mesma forma: "Victoria está viva!" Victoria zhyvy!. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias