25 AGO 2024
Em matéria assinada por Galtiery Rodrigues, o site Metrópoles destaca as mais altas estátuas religiosas do Brasil, diante da repercussão, nas últimas semanas, de “notícias sobre a implantação de novas estátuas religiosas no Brasil. Os tamanhos das esculturas devem bater recorde, tornando-as não só as mais gigantescas do país, mas as maiores do mundo”.
No centro do gigantismo, o anjo em São Miguel Arcanjo (SP), no interior paulista, que dá nome à cidade, em fase de finalização com 70 metros de altura. “Essa dimensão é o dobro, por exemplo, do tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro”, explica o jornalista, com previsão de conclusão em 2026, como parte do novo complexo religioso da Gruta do Arcanjo, em um terreno de 30 mil metros quadrados. A intenção da prefeitura é torná-la a maior figura católica do mundo.
O anjo, entretanto, concorrerá com a imagem do Cristo de 70 metros de altura que a Prefeitura de Pilar (AL), a 34 km de Maceió, está construindo, com previsão de concluir até o fim deste ano. A administração local já o divulga como o maior Jesus Cristo do mundo, com altura “equivalente a um prédio de 23 andares”.
Atualmente, a maior estátua do país é a de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), com 56 metros de altura, inaugurada em 2010.
A segunda é a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), com 50 metros. Em terceiro, a de Nossa Senhora de Fátima, com 45 metros, inaugurada em 2014 em Crato, no Cariri do Ceará.
Em quarto, o Cristo Protetor, no Morro das Antenas, a 432 metros acima do nível do mar, na cidade de Encantado (RS), com 43,5 metros de altura. A envergadura dos braços tem 39 metros de comprimento. Somente em quinto aparece o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), com 38 metros de altura, a 709 metros acima do nível do mar. Em 2017 foi eleita uma das sete novas maravilhas do mundo.
Autor(a): BZN