27 JUL 2023
A estudante do curso de Direito da Universidade Potiguar (UnP), Marina Fonsêca, foi a escolhida para representar o Rio Grande do Norte durante a simulação do Conselho Europeu na 6ª edição do Jogo de Simulação da União Europeia, em Brasília (DF).
Para replicar os debates que ocorrem em Bruxelas, capital da Bélgica, a potiguar juntou-se a um grupo seleto de 27 universitários para discutir “A resposta da União Europeia às ameaças à paz e à segurança”, tema central do evento. Os jovens foram convocados após um criterioso processo seletivo, envolvendo análise curricular e carta de intenções dos candidatos.
Marina está no 10º período da graduação e, no encontro, teve a oportunidade de simular o papel de delegados representando países membros da UE. A iniciativa também aprofundou os seus conhecimentos em Relações Internacionais, diplomacia e temáticas europeias. Segundo a potiguar, um dos momentos mais marcantes foi a sua aproximação com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez.
“Foi uma experiência única e enriquecedora. O conhecimento agregado e a ampliação da minha visão acerca do cenário geopolítico atual foram inigualáveis. Ter participado me proporcionou não somente o entendimento dos processos de decisões e negociações diplomáticas, como também o networking com pessoas de todas as partes do Brasil. Sem dúvidas, ter a oportunidade de conhecer o embaixador da União Europeia no Brasil e poder tirar dúvidas diretamente com ele também contribuíram para que essa experiência fosse única”, comemora a futura advogada.
A 6ª edição do Jogo de Simulação da União Europeia é promovida pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).
Autor(a): BZN