Cultura

Estudantes de Natal desenvolvem ideias com modelos de negócios viáveis para o mercado de startups

29 JUN 2022

Foto: SKA

Imagine só ter uma ideia, colocá-la no papel e descobrir que ela pode ser viável como um modelo de negócio. E mais: tudo desenvolvido por jovens estudantes do ensino médio, avaliados por grandes nomes do mercado potiguar. Foi isso que aconteceu com alunos do Colégio Porto, dentro da disciplina de Empreendedorismo e Liderança. Seis projetos foram escolhidos entre os finalistas e três foram premiados. 

Durante quatro meses, os alunos da 1ª e 2ª série do Colégio Porto foram estimulados a desenvolver habilidades voltadas para o mundo dos negócios. Ao final desta etapa, divididos em grupos, eles apresentaram um modelo para a abertura de uma Startup.

Os estudantes foram avaliados pela equipe de gestão da Incubadora Tecnológica IFRN Natal-Central (ITNC), formada pelos gestores Pablo Fernandes e Claudine Carrilho, e pelo CEO da empresa Loucos por Coxinha, Pablo Farias. No total, 38 projetos foram avaliados, levando em conta critérios como originalidade, funcionalidade, qualidade e apresentação. Claudine e Pablo avaliaram a possibilidade de incubar o projeto. Já Pablo Farias, observou a possibilidade de investimento. 

O trabalho foi conduzido pelo professor Fábio San Martin, que é referência nessa área no RN. “O grande objetivo foi desenvolver neles a capacidade de tirar a ideia da cabeça e colocar no papel, em forma de projeto. Todos os grupos tinham grandes ideias e aqueles que foram vencedores conseguiram replicar, formalizar o projeto de uma maneira mais tangível, de forma que os avaliadores conseguiram enxergar ali uma sustentabilidade”, explicou. 

A primeira colocação ficou com o grupo da 2ª série B, que apresentou o TickToy, para a venda e troca de brinquedos por meio de aplicativo. O grupo é formado pelas estudantes Julia Azevedo (Líder), Anna Beatriz Dantas, Anna Ramalho, Marina Souto e Pietra Mendonça. “A gente se preocupou em criar uma ideia viável para se investir, diferente e que tivesse também a pegada da sustentabilidade”, afirmou a líder da equipe vencedora, Julia Azevedo. 

O segundo lugar também ficou a mesma turma, com o projeto Unipower: Investimento e comercialização de energia renovável, dos estudantes João Eduardo (Líder), Paulo Vitor, Anísio, Eduardo José, João Pedro e Antônio. O terceiro lugar foi para a turma da 1ª série B, com o Economicar - Aplicativo de assistência e busca de postos e serviços automotivos com melhores valores, dos alunos Pedro Gentil (Líder), Valentina, Amanda, Maria Luiza e Marian. O grupo vencedor foi premiado com o valor de R$ 500. 

Empreendedorismo e liderança

As aulas de Empreendedorismo e Liderança intercalam etapas que constroem a capacidade de empreender. Os jovens aprendem sobre ter visão de mercado, criatividade, inovação e comunicação. Os alunos também interagem com empreendedores de verdade. O objetivo do Colégio Porto é estimular os estudantes a serem protagonistas nas transformações, sejam ela sociais ou organizacionais, em um mundo em intensa transformação e com exigência de constante conexão.

“A disciplina proporciona aos alunos a capacidade de compreender as mudanças econômicas, geoeconômicas, sociais, políticas e culturais e de atuar de forma ética, responsável e proativa, na construção de uma sociedade mais humana, sustentável e próspera”, resumiu a diretora pedagógica, Ana Cristina Dias.

As aulas de Empreendedorismo e Liderança estão em sintonia com o ensino de Ciências Humanas, preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, que objetiva estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo. A disciplina é conduzida pelo professor Fábio San Martin, que é administrador de empresas e possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec, com experiência internacional e mais de 15 anos de atuação no mercado.

Equipe vencedora com o professor Fábio San Martin


Fonte: SKA Comunicação



últimas notícias