Polícia

EUA parabenizam a PF pelos resultados das operações Turfe e Brutium

16 FEV 2022

A mensagem veio por meio da Embaixada dos EUA no Brasil, que escreveu no Twitter:


- Parabenizamos a @policiafederal pela operação Turfe e Bruttium, no RJ. Um passo importante na luta contra o narcotráfico. Os acordos para colaborar no combate ao crime transnacional e troca de informação entre @DEAHQ e @policiafederal fazem o Brasil, os Estados Unidos e outros países mais seguros.


Pois bem


A Polícia Federal deflagrou ontem (15) duas operações simultâneas para objetivo de desarticular organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e a lavagem de capitais.


Cerca de 200 policiais federais, além de membros do MPF e auditores fiscais participaram da investida, com o cumprimento de 86 mandados judiciais, expedidos pela 5ª e 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

 

Turfe


Com participação de auditores fiscais da Receita Federal e membros do GAECO/MPF, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, além de medidas de cooperação policial no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes (Dubai).


As investigações, que já duram cerca de 18 meses, “desvendaram a existência de um grupo responsável pela aquisição de drogas em países produtores (Bolívia e Colômbia), a internalização do entorpecente, a logística de transporte e armazenamento em território nacional e ainda a exportação dos produtos ilícitos ao mercado europeu”, diz a PF.


Foram apreendidas, ao longo da investigação, mais de 8 toneladas de cocaína, tanto no Brasil quanto na Europa – destino final do entorpecente. 


Além disso, mais de R$ 11 milhões foram arrecadados dos criminosos, ainda na fase sigilosa, antes da deflagração.


No campo internacional, com a participação do DEA (Drug Enforcement Administration) e da EUROPOL, “as autoridades brasileiras e estrangeiras atuaram em franca cooperação, otimizando resultados alcançados contra o grupo criminoso”.


O nome da operação faz referência a uma das formas de lavagem de capitais da organização criminosa que é a aquisição e negociação de cavalos de corrida.

 

Brutium


Foram cumpridos 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão judiciais, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal, nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.


Segundo a PF, a “investigação, iniciada há dois anos, tem por objetivo combater o tráfico internacional de cocaína perpetrado por integrantes de organização criminosa internacional, que se aliaram às duas maiores facções brasileiras para enviar cocaína oriunda da Bolívia e Peru para diversos países na Europa”.


“O trabalho investigativo, que contou com a colaboração das forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica, Espanha, além da agência antidrogas americana, o DEA (Drug Enforcement Administration), revelou a ação de membros de um grupo criminoso atuante na América Central e Europa em território nacional, e resultou na apreensão de mais de 2 toneladas de cocaína no Brasil, na Europa e na África, e de R$ 3,5 milhões”.


Explica que o “nome da operação faz referência a integrantes da organização criminosa No Limit Soldiers, originária de Curaçao, no Caribe, e com ramificações em outros países da América Central e na Holanda, composta, em sua maioria, por traficantes de drogas”.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias