Mundo

EUA suspendem aplicação da vacina da Johnson & Johnson

13 ABR 2021

Foto: Cheryl Gerber/Johnson & Johnson

O NY Time informou hoje (13) que as autoridades de saúde nos Estados Unidos  suspenderam a aplicação da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. 

Motivo: seis mulheres com idades entre 18 e 48 desenvolveram problema raro relacionado com coágulos sanguíneos, cerca de duas semanas depois da inoculação.

Segundo o jornal, ainda não foi confirmada a ligação entre os coágulos e a vacina, mas a suspeita é suficiente para que a Federal and Drug Administration (FDA) e o Centers for Disease Control (CDC) suspendessem  temporariamente, enquanto obtêm mais informação que possibilitem avaliar os riscos face aos benefícios.

Cerca de sete milhões de pessoas nos EUA já foram vacinadas com a  J&J, que é desenvolvida pela subsidiária Janssen, e cerca de nove milhões de doses foi já foram exportadas para outros países, incluindo para a Europa.

Das seis mulheres que desenvolveram casos de coágulos após a imunização da J&J, uma morreu e outra está hospitalizada em estado crítico no Nebraska. Entretanto, milhões de outras pessoas já tomaram a mesma vacina de não apresentaram complicações graves, sendo que os ensaios clínicos mostraram que é eficaz no combate aos efeitos da covid.

Segundo observadores, o problema se assemelha ao da vacina da AstraZeneca. Em dezenas de milhões de pessoas vacinadas, surgiram também alguns problemas de coágulos no sangue. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) admitiu recentemente que os casos podem estar relacionados com a vacina, mas entende que o risco de morte por covid-19 é muito superior ao de desenvolvimento de um caso muito raro de tromboembolia.

Mas, os problemas têm provocado a desconfiança dos europeus em torno da AstraZeneca e agora o fator ameaça a vacina da J&J.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias