11 JUN 2023
Com base nos dados da Polícia Nacional Escocesa, a imprensa britânica informou neste domingo (11) que a ex-primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, 52 anos, foi detida no âmbito de uma investigação sobre as finanças da sua formação partidária, o Partido Nacional Escocês (SNP, sigla em inglês).
Nas lupas de investigação, as finanças do partido nos últimos anos, como fundos que o partido recebeu para potencial nova campanha de referendo pró-independência.
A ex-primeira ministra em nenhum momento cogitou que sua demissão - após nove anos no cargo - estivesse sob tais suspeitas e nos seus discursos defende que transparência das contas e dos fundos angariados para a consulta - cerca de 667 mil libras entre 2017 e 2020.
Segundo a BBC Escócia, ela está sob custódia é interrogada por investigadores da polícia.
Em tempo
A polícia do Reino Unido não identifica suspeitos até que sejam acusados. A BBC e outros canais de comunicação social identificaram a mulher detida como Sturgeon.
A lembrar que membros da alta cúpula do SNP foram anteriormente detidos e interrogadas no âmbito da investigação, mas nenhum acusado.
Também que o marido de Sturgeon, Peter Murrell, foi preso em abril, logo após liberado, como medida relacionada à investigação.
Autor(a): Eliana Lima