20 JUN 2022
De Milão, na Itália, onde aconteceu hoje (20) o Fórum de Política Global do ISPI (Istituto per gli Studi di Politica Internazionale), o jornalista potiguar Jean Rocha, único brasileiro a lecionar no ISPI, envia informações sobre participação do presidente da Ucrânia, Voldymyr Zelensky.
Apelou o presidente ucraniano aos líderes ocidentais, durante live direto de Kiev:
- Precisamos de novas armas poderosas para repelir a ofensiva russa.
Referiu-se à votação que ocorrerá nesta terça-feira (21) no Parlamento italiano, e reforçou: - "Por favor, nos apoie".
"O presidente ucraniano, bastante abatido, ressaltou que estava muito grato à Itália por sua posição e pela assistência dada a mulheres e crianças ucranianas, mas reiterou que a Itália poderia fazer ainda mais", detalha Jean.
O que, em particular?
- Armas, apoio financeiro e reconstrução do país são os três elementos que podem fazer a diferença.
Completou:
- O único desejo dos ucranianos é o fim da guerra e que nossa terra não pertença a mais ninguém. Estamos protegendo nossos objetivos e valores comuns com a Europa.
Pediu à União Europeia:
- Considere-nos parceiros iguais. Para nós, este é um fator unificador e acredito que é por isso que recebemos o status de candidato. A UE só tem que nos ver como um parceiro igualitário.
Participação
Presentes ao evento, organizado pelo Instituto de Estudos Política Internacional de Milão, políticos italianos, empresários, professores e estudantes.
Autor(a): Eliana Lima