09 NOV 2023
A alegria e o orgulho deles são emocionantes ao ouvir o comandante do voo da Azul. A realização da independência.
Um grupo de pessoas com síndrome de down na fase adulta embarcou, no final de outubro, de Campinas (SP) para curtir Orlando, nos EUA.
Viajaram sozinhos para viver as oções da Expedição 21, Programa de Imersão gratuito que estimula a autonomia de adultos com síndrome de Down, do Instituto Cromossomo 21, fundado pelo educador social Alex Duarte e voluntários.
Ficaram hospedados numa casa em um condomínio, curtiram um parque da Disney, com finalidades empreendedoras, e se uniram a outros jovens com síndrome de down dos Estados Unidos, Cuba e Equador que fazem parte da instituição Gigi Miami´s, da Flórida, para um rápido intercâmbio.
Os selecionados da expedição foram:
Alessandro Cerabino Jr. (Santo André -SP), Beatriz Andrade Casali (Aracaju-SE), Cláudio Aleoni Arruda (Piracicaba-SP), Gabriel Lourenço Silva Camargo (Belo Horizonte-MG), Guilherme Campos (São Paulo-SP), Juana Brancato de Araújo (Vila Velha-ES), Luíza Yumi de Oliveira Bredt (Cascavel-PR), Laura Deorsola Xavier Negri (Curitiba-PR), Pedro de Sá Baião (Rio de Janeiro-RJ), Victória Arrieche da Rosa Cunha (Pato Branco-PR).
Esta foi a terceira edição. A primeira ocorreu em 2018, com resultados otimistas que acenderam luzes para a melhoria da expectativa de vida de pessoas com síndrome de Down.
A segunda foi em 2022, com o intuito de investigar as transformações ocorridas durante a imersão, para fins de pesquisa cientifica.
Autor(a): BZN