Educação

Famílias devem despertar para o quanto a infraestrutura escolar pode influenciar no desenvolvimento das crianças e adolescentes

26 SET 2024

Foto: Divulgação

A rotina da sala de aula pode ser cansativa e monótona, quando a escola não prioriza a diversificação de atividades e ambientes onde a aprendizagem acontece. Por isso, oferecer aos alunos um ambiente escolar estruturado, bonito e bem cuidado, com áreas verdes, quadra de esportes, biblioteca, laboratórios, recursos tecnológicos, torna as atividades escolares mais atrativas e estimulantes, uma vez que as experiências práticas e as atividades complementares enriquecem as oportunidades do aprender.

Não por acaso, desde 2011 o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já divulga pesquisas que apontam que uma infraestrutura escolar de qualidade contribui significativamente para a melhoria da aprendizagem. Os dados mostraram que os estudantes de escolas com melhores condições em infraestrutura obtiveram melhores pontuações em relação aos alunos de escolas com condições mais precárias.

Mas, para inserir os recursos de infraestrutura na escola, eles precisam estar alinhados ao projeto pedagógico e à proposta curricular, de modo que sejam relevantes no contexto escolar. A diretora pedagógica do CEI da unidade Roberto Freire, Flávia Lanúbia Nóbrega, explica: “Para investir em infraestrutura, a escola precisa de plano pedagógico bem definido, com gestão dos recursos disponíveis e dos resultados que estão sendo alcançados”. E acrescenta: “Oferecer atividades complementares que trabalhem as habilidades e as competências que muitas vezes ficariam de lado na aula tradicional, mas há muitos anos o Colégio CEI despertou para o ‘além da sala de aula’, o que tem dado muito certo”.

Para as famílias interessadas em conhecer mais sobre a escola e ver de perto os espaços oferecidos, o CEI promoverá nesta terça-feira (1º) o “Experimentando o Nosso CEI”, a partir das 14h, na Unidade Roberto Freire.

Critérios que fazem a diferença

O principal critério para definir a qualidade da infraestrutura escolar foi a presença ou não de áreas bem pensadas, visualmente estimulantes, além dos laboratórios, quadras de esportes, bibliotecas e salas de artes nas escolas. Proporcionar aos alunos um ambiente escolar estruturado, com quadra de esportes, biblioteca, laboratórios de ciências e tecnologias, mostra que quando a escola oferece possibilidades além do ensino tradicional, os alunos têm maior interesse em passar mais tempo no ambiente escolar, pois unem as vivências da sala de aula às de lazer na escola.

Entre os benefícios que uma infraestrutura escolar traz para a aprendizagem, estão:

- Socialização dos alunos – um fator altamente importante numa era em que falamos em ‘nativos digitais’ e ‘dependência de telas’;

- Estímulo à criatividade – com atividades dinâmicas que promovem a curiosidade e a autonomia dos alunos, de forma lúdica e divertida;

- Participação da família – considerando que um espaço estruturado permite que a família frequente mais a escola e participe de eventos e atividades que acolham a todos, sobretudo respeitando e favorecendo as necessidades de inclusão e mobilidade.

Autor(a): BZN



últimas notícias