31 MAR 2020
No enfrentamento ao novo coronavírus, o Consórcio Nordeste, organização que reúne os governadores dos noves estados da região, criou o Comitê Científico para auxiliar os chefes de Executivo em decisões sobre as ações de controle da pandemia.
Do RN, a governadora Fátima Bezerra indicou Ricardo Valentim, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação que dirige o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) do Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN.
O grupo, coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e o ex-ministro Sérgio Rezende, será composto por médicos, cientistas, físicos e pesquisadores brasileiros reconhecidos internacionalmente.
O Comitê fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, como Itália, Alemanha e China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação de casos da covid-19.
Serão emitidos boletins com os números da região relativos à doença e divulgação de orientações baseadas nas pesquisas realizadas pelo grupo.
Sobre o vírus, Ricardo Valentim comenta:
- O novo coronavírus tem características diferentes de outros vírus, como, por exemplo, o H1N1, e tem a gravidade de derrubar o sistema de saúde. Por isso é tão importante estudar e propor soluções aliadas à proteção social do trabalhador e do empresário.
Ressalta:
- Nossa atuação no Comitê Científico irá ajudar a organizar a cadeia produtiva, o ecossistema econômico, social e de saúde dos estados e do Estado brasileiro. Nosso papel é de observar e analisar o que está acontecendo em todo o mundo para que os governadores do Nordeste possam ter modelos propositivos e possamos sair da pandemia de maneira mais forte com um sistema de saúde mais organizado, passar por essa crise mitigando efeitos econômicos, melhorando a rede de proteção social e mantendo os serviços de atendimento à população com qualidade.
Autor(a): Eliana Lima