05 MAI 2020
Os presidentes da Fiern (Amaro Sales), Fecomércio (Marcelo Queiroz), Fetronar (Eudo Laranjeiras) e Faern (José Vieira) apresentaram na manhã de hoje (5) à governadora Fátima Bezerra, em videoconferência, o Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do Rio Grande do Norte.
De parlamentares, participaram o deputado federal Rafael Motta (PSB) e o senador Jean-Paul Prates (PT), além de diretores da Fiern, gestores da Federação da Indústria, secretários do Estado e outras entidades representativas da sociedade civil.
"Trata-se de uma proposta de planejamento estratégico, por intermédio do Mais RN, que sugere uma agenda para ações consideradas como pré-requisito para a recuperação econômica do Estado", informa a Fiern.
Destacou Amaro Sales:
- Ninguém vai sair deste crise sozinho, neste momento é importante a união. Nossos técnicos trabalharam com muita dedicação neste plano que envolve a questão de saúde pública, mas também os problemas econômicos, as dificuldades financeiras das empresas. Nesta situação toda só sairemos juntos. Por isso, a plataforma do Mais RN foi utilizada e hoje apresentamos ao governo do Estado esse plano para a retomada do Rio Grande do Norte, levando em consideração os protocolos, as adversidades, as recomendações das autoridades sanitárias. Sabemos que haverá muitas dificuldades, mas também vamos enfrentar essa crise.
De Fátima, sobre a iniciativa:
- Quero cumprimentar os dirigentes dos segmentos empresarial do nosso estado e, em nome de José Bezerra Marinho e Pedro Albuquerque, os que integram o corpo técnico da Fiern e demais Federações, pelo gesto de responsabilidade ao elaborar e apresentar essa proposta que pode se inserir no contexto do diálogo que tem pautado nosso governo.
A governadora considerou que ficou clara a “seriedade e consistência da proposta”, que pode “dialogar com o governo neste momento tão delicado”.
Acrescentou:
- Neste período tão grave a união é muito importante, porque não podemos nos deixar, jamais, levar por questões de natureza ideológica, política, mas sim pensar em preservar vidas.
E informou que o plano será analisado pela Casa Civil, pelas áreas econômica e de saúde do governo e pelo comitê de especialistas que foi formado e está sendo consultado sempre que são tomadas decisões relacionadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19.
Coordenador do Mais RN, o consultor José Bezerra informou que o plano levou em consideração as pessoas em integridade e um planejamento que tem a perspectiva de futuro para que se obtenha resultados na retomada das atividades produtivas do Estado nas suas amplas atividades econômicas. E disse que as diversas atividades econômicas e portes de empresas estão contemplados, com ações específicas para micro produtor que tiram o sustento diário de suas empresas.
Assessor técnico da Fiern, Pedro Albuquerque destacou os seguintes itens do plano:
- Agenda pública Urgente, planejamento para comunicação eficiente, diagnóstico do cenário econômico e de saúde, planejamento de saída, conciliação de agendas, pensando os pequenos municípios e insights para o pós-pandemia.
Confira aqui a íntegra do projeto.
Autor(a): Eliana Lima
Ministro Barroso se manifesta sobre matéria na revista The Economist sobre Mora
20 ABR 2025