09 OUT 2024
Comemorando 20 anos de sucesso, a 20ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam) foi oficialmente lançada e acontecerá de 19 a 22 de novembro no Centro de Convenções de Natal. Considerada o principal evento do setor de carcinicultura e aquicultura do Brasil, a feira reúne anualmente os maiores nomes da área, além de expositores nacionais e internacionais. A abertura oficial ocorrerá no dia 19 de novembro (terça-feira), às 19h.
O lançamento da feira contou com a presença de importantes autoridades, como a governadora Fátima Bezerra, o presidente da Fiern, Roberto Serquiz, a secretária de turismo de Natal, Ohana Fernandes, o superintendente do Ministério da Pesca no RN, David Borges, a subsecretária de Pesca e Aquicultura do RN, Maria Luiza, além de Laumir Barreto (Fecomercio), produtores, carcinicultores, líderes e representantes de várias entidades de classe ligadas ao setor.
Desde a sua primeira edição, a Fenacam tem sido um ponto de encontro para produtores, cientistas e empresários de várias partes do mundo, promovendo o desenvolvimento sustentável da aquicultura. Nesta edição especial, a feira contará com mais de 200 expositores em um pavilhão de 8.000 m², além de simpósios técnicos e científicos que abordarão os mais recentes avanços em tecnologias, práticas sustentáveis e inovação. O evento promete reunir sete mil participantes e 50 palestrantes nacionais e internacionais.
O destaque do evento de ontem foi o anúncio da governadora Fátima Bezerra para o “Projeto Camarão”, lei voltada para o incentivo à interiorização da carcinicultura no RN, promovendo o acesso dos pequenos e médios produtores às tecnologias mais avançadas do setor. O presidente da Fenacam e da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, destacou a importância da iniciativa: "Esse incentivo para a interiorização é uma grande notícia para nosso setor, pois o estado possui todos os recursos naturais adequados a serem explorados, como o aquífero Jandaíra. A importância dessa lei é permitir que o micro e pequeno produtor possam usufruir desse grande potencial, ampliando a produção do litoral para o interior. É com imensa alegria que esperamos anunciar, na Fenacam, a aprovação dessa lei para os produtores potiguares."
Durante o evento de lançamento, a governadora reforçou a expectativa em torno da sanção do “Projeto Camarão”. "O governo tem atuado fortemente nesta área. Assumimos o compromisso de implementar uma política de incentivo ao setor e estamos cumprindo. Esperamos que, na abertura da Fenacam, possamos celebrar a sanção do plano estadual de interiorização da carcinicultura, trazendo incentivos ao pequeno produtor e uma expansão segura, com acompanhamento de licenciamento ambiental. São iniciativas como essa que fortalecem a cadeia produtiva, gerando empregos e melhorando a renda do povo potiguar."
Tradição e grandiosidade
Em suas edições anteriores, sempre sob o comando de Itamar Rocha, a Fenacam só fez crescer ano após ano. Começou com um pequeno encontro e já na quarta edição, em 2007, uniu-se ao IV Simpósio Internacional de Carcinicultura e o I Simpósio Internacional de Aquicultura, atraindo para Natal piscicultores de todo o Brasil.
Desde então, a Feira passou a reunir especialistas, estudantes e empresários dos dois mais importantes segmentos da aquicultura, para debater temas, discutir problemas e propor soluções. Em números bastante expressivos, nas 19 edições anteriores, foram mais de 445 palestrantes, que proferiram mais de 900 palestras nos Simpósios Internacionais de Carcinicultura e Aquicultura, representando mais de 31 diferentes países. A participação de profissionais da área, empresários e estudantes já ultrapassa 26 mil participantes, e a Feira Internacional de Aquicultura recebeu um total de 89.039 visitantes.
Quanto à participação de empresas expositoras, entre nacionais e internacionais, foram mais de 497 empresas, sendo que 25 delas expõem desde a primeira edição da Fenacam em 2004.
Autor(a): BZN
Lula e Janja falam em combater a pobreza enquanto ostentam com o dinheiro de tod
26 DEZ 2024