27 MAR 2020
As feiras livres em Natal, suspensas na semana passada por recomendação do Ministério Público e decreto do governo estadual, como prevenção ao novo coronavírus, voltam a funcionar com restrições a partir de sábado (28).
Decisão da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) após reunião, ontem (26), com representantes do Ministério Público Estadual, de "banqueiros" e feirantes.
Inicialmente retornam as feiras do Alecrim, Conjunto Santa Catarina. No domingo, outras nove serão ativas: Cidade da Esperança, Felipe Camarão, Lagoa Seca, Gramoré, Mãe Luíza, Nova Natal, Nova República, Pirangi e Quintas.
Funcionamento que deverá seguir regras específicas para evitar a proliferação do covid-19:
- Diminuição do número de bancas em cada feira, sendo permitido o máximo de duas bancas por feirante; o espaçamento de dois metros entre bancas, de forma a garantir a circulação sem aproximação entre os presentes; e a vedação da presença de comerciantes que se enquadram em situação de risco (Idosos, gestantes, lactantes, diabéticos etc).
Secretário da Semsur, Irapoã da Nóbrega chama a atenção:
- Agora, com os feirantes, banqueiros e população mais conscientes de suas responsabilidades, poderemos voltar com a prestação do serviço. Mesmo assim, é preciso que a população tenha consciência. Ainda estamos em um período de epidemia e é preciso conter o avanço do Coronavírus.
Autor(a): Eliana Lima