Mundo

Fenômeno calima leva nuvem de poeira do Saara para Portugal

15 MAR 2022

Foto: Duda Lima/BZN

Há décadas que não acontecia tal intensidade do fenômeno calima na Penísula Ibérica - Portugal e Espanha.

Deixou hoje (15) o dia escuro em Portugal. Registramos o cenário na capital lisboeta. A nuvem de poeira sai do Saara, na África, e está se deslocando para regiões europeias. Trata-se do fenômeno meteorológico que ocorre na atmosfera, com grande número de partículas de poeira e areia.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as poeiras devem persistir pelo menos até o fim do dia de quinta-feira (17).

Em Portugal, a Protecção de Civil de Lisboa avisou, em suas redes sociais:

Prevê-se que durante o dia 15 de março a região de Lisboa e Vale do Tejo seja influenciada por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão.

- Estas partículas de poeira, que originam o fenómeno conhecido por “Chuva de Lama”, podem causar problemas respiratórias e/ou alergias, pelo que as autoridades de saúde recomendam:

↗️ Evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco ou o contacto com produtos irritantes;

↗️ É aconselhado a grupos específicos, como crianças, idosos, doentes com  problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular, que, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, permaneçam no interior dos edifícios com as janelas fechadas;

↗️ Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;

↗️ Em caso de agravamento de sintomas ligar Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias