26 OUT 2022
Todo chef e publicitário, Fernando Amaral leva ao ar no próximo sábado (29) o Projeto Papo de Fogão: Sabor e Tradição, com a proposta de resgate das antigas memórias da gastronomia nordestina.
O programa de estreia foi gravado em Macau, município da região salineira do Rio Grande do Norte, com foco no trabalho das pescadoras e marisqueiras.
No preparo dos pratos, Célia Pescadora vai apresentar o Deguste das Águas, tradicional prato dos pescadores. Dona Vitória, cozinheira do Restaurante Marias, solta a dica rápida no preparo da Farofa de Búzios. Tem também entrevista com Suely Soares, presidente da Associação das Marisqueiras Macau.
Amaral explica:
- Vamos apresentar histórias deliciosas como da Carne de Sol, dos queijos de manteiga e de coalho, do alfenim, do grude e de muitas outras iguarias da cultura nordestina que, infelizmente, algumas delas estão caindo até no esquecimento. Mas não pelo Papo de Fogão, que convida a todos a assistirem e degustar o especial Sabor e Tradição.
O programa está no ar desde 2013, apresentando o melhor da gastronomia potiguar e alhures, com descontração, dicas práticas e o tempero especial dos seus convidados que também elaboram suas receitas preferidas.
No ar
O episódio estreia vai ao ar, sábado (29), na Band Nordeste (Alagoas - 7h, Ceará - 8h e Maranhão - 10h30). Na Paraíba: TV Correio (Record), a partir das 13h.
No domingo (30), será exibido na TV Tropical, às 10h. O episódio de estreia e os demais programas do Papo de Fogão estão disponíveis no Canal do Papo de Fogão no YouTube.
Pois bem
O projeto Papo de Fogão - Sabor e Tradição vai mapear as cozinhas das quatro regiões do Estado, tendo como guia as pesquisas de Luís da Câmara Cascudo e Oswaldo Lamartine sobre a temática, através de 10 programas para veiculação em TV e no YouTube.
Reunirá as receitas das cozinhas mapeadas e dos principais pratos servidos para a elaboração de um livro com 50 páginas coloridas com as principais receitas captadas pelas pesquisas. Temporada que conta com o patrocínio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Clan, Iskisita Atakado, Café Santa Clara e Grupo Dunas.
O recorte da pesquisa é por investigar as cozinheiras das feiras, restaurantes, mercados, quituteiras e cozinheiras tradicionais para mostrar à população características das comidas do RN como alfenim, a história da carne de sol, dos queijos, grude e demais iguarias que muitas vezes estão caindo no esquecimento dos mais jovens.
Fernando Amaral com Célia Pescadora, que preparou o Deguste das Águas
Com Dona Vitória - do Restaurante Marias
Prato: Farofa de búzios
Autor(a): Eliana Lima