Tecnologia

Ferramenta desenvolvida pelo MDR e UFRN vai monitorar segurança hídrica no Brasil

11 JAN 2021

Foto: Reprodução MDR

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão desenvolvendo, em parceria, uma ferramenta para disponibilizar ao público em geral informações sobre a situação de segurança hídrica no Brasil. Denominada Painel de Segurança Hídrica, a plataforma será um instrumento de planejamento, monitoramento e gestão das ações públicas, com dados de diagnóstico e prognóstico das condições hídricas e dados sistematizados sobre o acompanhamento de projetos e obras previstos e em andamento.

Concebido no Núcleo de Segurança Hídrica do MDR, o Painel deverá compor o Sistema Nacional de Informações sobre os Recursos Hídricos (SNIRH), absorvendo e gerando análises integradas das bases do Plano Nacional de Segurança Hídrica com, por exemplo, o Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), o Sistema de Monitoramento da Operação Carro-Pipa (GPipa) e os sistemas e bases federais de acompanhamento de obras e execução orçamentária e financeira, além de outros sistemas de interesse.

A organização das informações de segurança hídrica se dará a partir de uma plataforma unificada e escalonável em Business Intelligence (BI), etapa que deve ser entregue em julho de 2021, e utilizará a Plataforma Smart Geo Layers (SGEOL), da UFRN, possibilitando ao usuário a visualização de informações em tabelas, gráficos, mapas temáticos e relatórios. A SGEOL se destaca por ser uma base tecnológica inovadora e uma potente ferramenta para produzir soluções inteligentes relativas às políticas públicas.

Integração de políticas públicas em prol da segurança hídrica

O MDR reúne as principais competências relacionadas à promoção da segurança hídrica, o que o torna o Ministério das Águas do Brasil. Nesse sentido, a Pasta realiza um grande esforço de integração de ações e políticas públicas para assegurar acesso sustentável à água em quantidade e qualidade suficientes ao consumo e ao desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o ministro Rogério Marinho, em 2021, os esforços serão focados nas obras hídricas estruturantes e de abastecimento, com o objetivo de reduzir a necessidade de carros-pipas e emancipar o povo nordestino.

“A água é o fio condutor do desenvolvimento e da vida. Somente quem não tem água na torneira, quem depende de carro-pipa, conhece a dificuldade de não ter esse bem tão precioso e fundamental para a saúde, para a vida. Não há felicidade maior do que ver a alegria das pessoas com a chegada da água em suas casas”, destaca o ministro.

Fonte: MDR



últimas notícias