Saúde

Fila de espera para cirurgias vasculares deve ser reduzida após acordo judicial

22 NOV 2022

Foto: Divulgação/Gustavo Farache

No Rio Grande do Norte, o número de pacientes na fila de espera por cirurgias vasculares na rede pública é de quase 300. Mas um acordo na Justiça Federal traz uma boa notícia. Uma sessão de mediação realizada nessa quinta-feira (17), através dos autos da Ação Civil Pública movida pelo Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), vai permitir, a partir do dia 1º de dezembro, uma melhor assistência aos pacientes que sofrem com a doença vascular, mais conhecida como “pé diabético”. Isso será possível pela contratação de hospitais privados, que passarão a realizar as cirurgias, auxiliando a demanda que atualmente é suprida apenas pelos hospitais públicos.

Durante a mediação, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e o Cremern chegaram a um acordo, conforme pleito do Conselho. “Nosso pedido foi para aumentar o número de procedimentos vasculares para que a fila de pacientes existentes possa acabar. Foi pactuado que serão contratados hospitais privados em Natal e Mossoró, para assistência aos pacientes e com isso diminuir ou eliminar a fila de espera por cirurgias vasculares”, explica Marcos Jácome, presidente do Cremern.

Quanto maior a demora, os pacientes correm mais riscos de amputação ou morte por infecção generalizada. O último número da lista de espera pelo procedimento chegou a 268 pacientes e foi apresentado durante a audiência. Na audiência ficou garantida a contratação dos hospitais privados por 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado.

Participaram da audiência, além do Cremern e Sesap, os representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União.

Autor(a): Marcos Pinto



últimas notícias