17 JAN 2022
Tudo programado para as 15h de hoje (17) na sede da Funasa - Fundação Nacional de Saúde, que, em parceria com o Ministério das Comunicações - MCOM, será palco de confirmação de recursivos para planos municipais de saneamento básico em 56 municípios potiguares, no valor de R$ 9,9 milhões.
Atentar que os municípios que não tiverem plano ficarão impossibilitados de receber recursos federais a partir de 2023. Por isso, a Funasa no financia a confecção desses planos para os municípios por meio de uma parceria com a UFRN, considerada a melhor boa prática encontrada na fundação em todo o Brasil.
Além dos 56 municípios aptos a receber o plano durante a solenidade, outros 10 assinarão acordos de cooperação técnica para ingressarem no programa, e outros 49 estão em fase de acabamento, cobrindo 70% dos municípios do Estado do RN.
Também serão doados projetos de engenharia para a implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para outros 45 municípios, somando 10,2 milhões em investimento.
Os municípios beneficiados farão parte da Carteira de Projetos da Funasa e terão prioridade no recebimento de recursos da autarquia.
Avante
Na ocasião, também serão entregues certificados de conclusão de obras de saneamento básico para cinco municípios, com 132 banheiros, uma usina de reciclagem para catadores e um sistema de esgotamento sanitário.
Os projetos concluídos atendem a milhares de cidadãos potiguares e foram financiados com recursos da Funasa, entidade vinculada ao Ministério da Saúde, no valor de R$ 5 milhões.
O grande número de obras concluídas oriundas de convênios firmados entre a Funasa e os municípios do RN, ocorridas desde 2020, foi possível diante da implementação de um planejamento estratégico realizado pela nova gestão da Funasa no RN, que aumentou em 147% o número de parcelas de convênios pagas no último ano, se tornando a segunda melhor execução orçamentária, entre as 26 superintendências da Fundação em todo o país.
Explica o superintendente da Funasa no RN, Pablo Tatim:
Fizemos mais com menos. Em 2019 perdemos metade de nosso efetivo com aposentadorias de servidores, mas com foco e gestão, mais que dobramos a produtividade. Ou seja, com metade do efetivo, produzimos mais do que o dobro.
Mais
Ele afirma que o ministro Fábio Faria (Comunicações) tem sido um grande parceiro da Funasa no Rio Grande do Norte: “Com sua influência no Governo Federal ele tem conquistado novos recursos para ações de combate à seca e saneamento básico. Graças a ele, faremos este ano o maior programa de perfuração e instalação de poços da história do RN”.
Autor(a): Eliana Lima