Saúde

Fisioterapeuta desenvolve material educativo inédito para auxiliar pacientes com dor crônica

22 MAR 2023

Foto: Divulgação

Quando se trata de dor crônica – aquela cuja duração já excede os três meses e não responde positivamente a medicamentos - a participação ativa no paciente no processo para a recuperação de sua qualidade de vida ou, até mesmo, da cura, é fundamental. A fisioterapia e acompanhamento de um profissional especializado aliados a outras estratégias terapêuticas, como exercícios controlados, técnicas de respiração, relaxamento e alimentação são o caminho para o controle do quadro.

Para ajudar os pacientes a cumprirem o protocolo necessário ao manejo da dor, a fisioterapeuta, especialista no tratamento da dor crônica e fundadora do Centro Vitta, Kelly Gama, desenvolveu um material educativo inédito dentro do programa Ressignificador, de sua autoria. O material é composto de orientações para o paciente em torno dos principais fatores que influenciam a dor crônica, e se trata de uma inovação com o objetivo de facilitar e orientar os pacientes quanto à inserção dos novos hábitos de vida e saúde.

“O objetivo foi preparar um material com linguagem simples e didática que reunisse as orientações mais importantes. Ele é um aliado no contexto do acompanhamento do paciente, pois acreditamos que somente com a mudança de hábitos é possível ressignificar a dor crônica e recuperar a qualidade de vida”, explica Kelly Gama.

De acordo com ela, que se dedica a estudar e tratar dores crônicas há mais de uma década, a prática clínica é clara em apontar que o paciente que se educa para combater a dor obtém mais resultado. “Pessoas que entendem o porquê estão sentindo dor são as que apresentam os melhores meios para enfrentar a doença. Receber uma educação voltada para o que está acontecendo com seu corpo é uma estratégia de tratamento para saber gerenciar sintomas”, reforçou a fisioterapeuta.

A dor crônica se caracteriza como dor persistente por meses ou anos, e que diminui a capacidade física, trazendo sofrimento psicológico e emocional. Esse tipo de problema atinge pelo menos 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e 60 milhões de brasileiros, pelos dados da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED). O material educativo inclui orientações em torno dos fatores que influenciam a dor, como estresse, depressão, medo de se movimentar, o cérebro, o trabalho, a família, o isolamento social, o sedentarismo, o sono não reparador, além da genética e de crenças carregadas pelo paciente.

Sobre o Centro Vitta

O Centro Vitta é referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor. Na clínica, são aplicados os melhores métodos, com comprovação científica e reconhecimento internacional, para reestabelecer as capacidades funcionais de pessoas que sentem dores, segundo um contexto biológico, social ou psicológico, por meio de diagnóstico especializado, educação de hábitos, tratamento personalizado e atendimento humanizado.

O espaço, que conta com instalações amplas e modernas, fica localizado na rua Leonardo Drummond, 1610, Lagoa Nova. O telefone para contato é (84) 3206-3327. Mais informações pelo perfil nas redes sociais.

Autor(a): Redação



últimas notícias