Economia

Ford afirma que não deixará o Brasil e que mudanças são mundiais

12 JAN 2021

Em seu site, a Ford afirma que continuará no Brasil e na América do Sul “com um modelo de negócios ágil e sustentável baseado em uma linha de veículos icônicos, conectividade e eletrificação”. 

Ou seja, não fabricará mais modelos com Ka, Fiesta, Focus, diante da competição desigual com asiáticos e europeus. Produzirá apenas os chamados SUVs e Mustang. 

Informa

- A Ford estará ativamente presente no Brasil atendendo seus clientes com um portfólio de SUVs, picapes e veículos comerciais modernos e conectados.

Continua 

- A Ford tem um portfólio global de produtos focado em segmentos do mercado em crescimento, incluindo picapes, SUVs, veículos ícones (como o Mustang) e utilitários comerciais. Todos os lançamentos já anunciados estão confirmados para o Brasil durante 2021: família Bronco, Transit e também a nova versão do Mustang Mach 1 e a Ford Ranger Black que, ao lado dos SUVs Territory e Edge, completarão nossa linha.

Pois bem 

Segue as tendências do mercado, que estão passando por uma mudança radical, passando dos carros de quatro portas para os modelos utilitários. Segundo a gigante americana, as mudanças significarão economia cerca de US$ 25 bilhões em custos operacionais até 2022.

Ao The Detroit News, o diretor financeiro da Ford, Bob Shanks, disse que as economias permitirão investir mais pesadamente em caminhões leves e veículos utilitários e em novas tecnologias de mobilidade. Assim, a montadora está pronta para dar alguns passos, incluindo o abandono de certas categorias e mercados.

A nota completa da Ford em seu site, sob o título “Ford Avança na Reestruturação da América do Sul”:

- A Ford está anunciando uma restruturação de suas operações na região que permitirá ter um modelo de negócios ágil e sustentável no Brasil e América do Sul, apoiado em seus pontos fortes globais em SUVs, picapes e veículos comerciais. Como você sabe, a indústria automotiva global está passando por um processo de transformação impulsionado por novas e emergentes tecnologias em serviços conectados, eletrificação e veículos autônomos, com demandas dos consumidores e itens regulatórios remodelando o mercado. Além disso, a pandemia global do Covid-19 ampliou os desafios do negócio, com persistente capacidade ociosa da indústria e redução das vendas na América do Sul, especialmente no Brasil. Diante desse cenário, a Ford encerrará as operações brasileiras de manufatura nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Troller (Horizonte – CE) durante 2021. A empresa manterá sua sede administrativa para a América do Sul em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí-SP, que continuarão a trabalhar no desenvolvendo de tecnologias e produtos para a região e outros mercados globais. Enfatizamos que a Ford continuará ativamente presente no Brasil e na América do Sul com sua ampla Rede de Concessionários, prestando assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia, além de oferecer um portfólio empolgante, conectado e cada vez mais eletrificado de SUVs, picapes e veículos comerciais, provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.  Reforçamos que além da confirmação da produção na nova geração da Ford Ranger, do lançamento da inédita família Bronco, da nova geração do Mustang Mach-1 e do utilitário Transit, a Ford planeja anunciar em breve novos modelos para o Brasil, incluindo um novo veículo híbrido plug-in, com expansão dos serviços conectados e introdução de novas tecnologias autônomas e de eletrificação. 

Autor(a): Eliana Lima



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