Política

Francisco do PT relata drama familiar e recebe solidariedade de deputados da ALRN

24 NOV 2021

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Diante da repercussão da prisão do seu irmão Fernando Medeiros, 42 anos, flagrado ontem (23) com uma pistola, munições e drogas, o deputado Francisco do PT, que se recupera de covid-19, pronunciou-se na sessão desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do RN.

Aos pares, pediu licença para se referir ao delicado problema de natureza pessoal. Falou sobre a detenção do irmão por parte de mãe, disse que falava sobre o assunto sem se vitimizar nem vitimizar sua família, nem qualquer pessoa que porventura esteja passando pelo mesmo problema.

“Sou filho de mãe alcoólatra”, revelou o parlamentar, e relatou o problema de vício com o qual convive desde criança, ressaltando que a mãe se livrou do problema há cerca de 15 anos. “Mas esse é um drama que nunca se ausentou de nossa família”, completou.

Francisco do PT afirmou que sempre buscou ajuda para o irmão dependente químico. “Nunca viramos as costas”, lembrando que toda e qualquer forma de ajuda deveria contar também com a aceitação do irmão, que, segundo ele, é vítima de uma doença que em muitas vezes traz "consequências negativas para a sociedade".

“Essa é uma doença que acomete milhões de pessoas em todo o mundo”, disse, reforçando que nunca compactuou com erros e que, mesmo tratando-se de um familiar, caberá à Justiça tomar medidas cabíveis.

Explicou que no último dia 6 de novembro, junto à sua família, encaminhou o irmão para um psiquiatra, que constatou a dependência química e encaminhou para tratamento, mas o irmão recusou.

O deputado encerrou sua fala repetindo que nunca virou as costas para o irmão e nem vai virar para livrá-lo do problema. Agradeceu as mensagens de solidariedade.

Solidariedade que foi reforçada pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), em nome de todos os deputados:

- Vossa Excelência é um deputado de primeiro mandato, mas sensibilizou a todos pela sua retidão, pelo seu companheirismo, pela sua correção, não só com seus pares, com os funcionários, principalmente com os eleitores que o elegeram deputado estadual. Vossa Excelência é um ganho que essa Casa Legislativa teve com a sua chegada. É um homem de envergadura, um homem inteligente, um homem que, acima de tudo, tem engrandecido os trabalhos desta Casa. Receba a nossa solidariedade.

Ezequiel ressaltou que Francisco do PT faz um discurso tratando de um assunto pessoal com “a coragem que Vossa Excelência tem, e com a firmeza sempre dos propósitos e das palavras", e desejou recuperação ao deputado.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias