19 SET 2022
O furacão Fiona atingiu a costa sudoeste de Porto Rico nesse domingo (18), provocando deslizamentos de terra, derrubando a rede elétrica, arrancou asfalto das estradas e jogou os pedaços ao redor.
Centenas de pessoas foram evacuadas ou resgatadas em toda a ilha enquanto as águas da enchente subiam rapidamente. Rios cobriram carros, primeiros andares e até uma pista de aeroporto na região sul da ilha.
Na cidade montanhosa de Utuado, no centro da ilha, a cheia de um rio arrastou uma ponte. Os rios Grande de Loiza e Cagüitas, no norte e centro da ilha, transbordaram em algumas áreas, informou o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS) através do Twitter.
Os meteorologistas disseram que a tempestade ameaçou despejar níveis “históricos” de chuva no domingo e na segunda-feira, com até 76 centímetros possíveis no leste e sul de Porto Rico.
Fiona estava centrada 45 milhas (75 quilômetros) ao sul-sudeste de Punta Cana, República Dominicana, com ventos máximos sustentados de 85 mph (140 km/h) na noite de domingo, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Ele estava se movendo para o oeste-noroeste a 10 mph (17 km/h).
Fiona atingiu o aniversário do furacão Hugo, que promoveu estragos em Porto Rico há 33 anos como uma tempestade de categoria 3.
Autor(a): Eliana Lima
Presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo afirma que Ezequiel continua na pre
04 FEV 2025