Política

Gabinete do vereador Tércio Tinoco é o primeiro 100% acessível da Câmara de Natal

21 JUN 2021

Foto: Reprodução

Já na entrada, a placa com inscrição em braile avisa que o visitante está num gabinete acessível. O sistema de escrita para pessoas com deficiência visual é uma das novidades do local, que fica no segundo andar da Câmara Municipal de Natal. Entre os 29 do prédio histórico no Tirol, o gabinete foi o escolhido por Tercio Tinoco logo depois dele ter sido eleito o primeiro vereador cadeirante da história de Natal.

“Eu poderia ter aceitado ficar no térreo, mas optei pelo segundo andar, para que a Câmara tivesse acessibilidade. Era a primeira luta do nosso mandato, possibilitar que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida chegassem a qualquer lugar da Casa”, afirma Tercio.

O “Gabinete da Inclusão”, como já está sendo chamado, tem recepção e outras três salas – todas com acessibilidade, e banheiro adaptado. No local, além de Tércio, outra cadeirante dá expediente, e eles podem se movimentar sem obstáculos entre as salas. “Eu gostaria de agradecer à Câmara, e ao presidente Paulinho Freire, pela luta por essa reforma junto com nosso mandato”, diz o vereador.

O gabinete do vereador foi a última etapa da reforma na Câmara, que contemplou com acessibilidade também o estacionamento,  banheiros e plataforma de acesso ao plenário. A conquista foi comemorada pelo vereador. “Ter nosso gabinete com 100% de acessibilidade é muito representativo. É um passo importante na busca por uma Natal mais inclusiva, com acessibilidade e respeito às pessoas com deficiência”.

Enquanto a reforma era feita, Tércio e sua equipe trabalharam num gabinete provisório no bairro de Candelária.
 



últimas notícias