Turismo

Galinhos, Punaú, Rio do Fogo, Catolé e Zumbi como arredores da rota sustentável do Airbnb

24 JUN 2022

Foto: Airbnb

São Miguel do Gostoso ganhou o destaque entre os sete destinos turísticos brasileiros no Programa #RotasAirbnb, que promove o turismo sustentável e responsável.

Maaasss...na página exclusiva de Gostoso na internet, outros paraísos potiguares ganharam uma pontinha, no espaço chamado de arredores.

E nele estão:

 Galinhos

Isolado por dunas e água salgada, o insólito povoado marcado por um farol fica na ponta de uma península que avança sobre o mar. Ali, vive-se como tempos atrás, vide as charretes que percorrem as ruas de paralelepípedo. Passeios de barco levam para ver o mangue, a salina e a impressionante Duna do Capim.

 Parrachos de Rio do Fogo

Em “potiguarês”, parrachos são piscinas naturais formadas entre recifes de corais. Rio do Fogo, cidade de pescadores, é ponto de partida para mergulhar nas de Perobas, com águas rasas azul-esverdeadas boas para boiar, e nas de Maracajaú, riquíssimas em vida marinha para observar com snorkel.

 Lagoa da Cotia e praia de Zumbi

Um segredinho bem guardado de Rio do Fogo, a lagoa surge como um oásis no horizonte entre a vegetação rasteira. As águas transparentes são convidativas ao banho, e quiosques simples servem petiscos para quem quiser passar a tarde. A bela praia de Zumbi, pertinho dali, também vale a visita.

 Rio Catolé

O cenário ao redor deste rio parece um sonho. Entre a mata exuberante, suas águas translúcidas correm mansas sobre a areia branquinha no fundo. Locais privados no município de Pureza oferecem estrutura para day use com redários, gazebos e restaurantes charmosíssimos.

 Barra de Punaú

A natureza foi generosa neste ponto onde o Rio Punaú desemboca no mar: a água doce amarronzada corre para a água salgada azulada em meio a coqueirais e dunas a perder de vista. Dá para curtir o visual de caiaque, de boia, de quadriciclo, na tirolesa ou nas mesas dos agradáveis quiosques.

Em tempo

E São Miguel do Gostoso é assim descrito:

A apaixonante cidadezinha tem fama de festeira no fim do ano e durante o festival de cinema, que costuma acontecer em novembro. No resto do tempo, conserva a tranquilidade. A orla pontuada por quiosques envolve as praias da Xêpa, de Maceió e do Cardeiro, com faixas de areia largas e quase vazias. Quem pratica esportes náuticos se concentra na cênica Ponta do Santo Cristo.

 Com trecho especial para Tourinhos:

A 8 km de Gostoso, é uma praia cheia de encantos. Além da areia dourada e da vegetação intacta, guarda curiosas formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2.500 anos – em uma delas há uma fenda que, na maré alta, faz jorrar um jato d’água conhecido como “suspiro da baleia”. De cima das dunas, o pôr do sol dá um show diário.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias