09 SET 2020
A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, analisou dados de mais de 20 mil usuários do aplicativo entre os meses de janeiro e julho de 2020, e constatou que os gastos com supermercado cresceram em julho 42,61% em comparação com o primeiro mês do ano.
Em março, início da quarentena no Brasil, os gastos com supermercado tiveram uma queda de, aproximadamente, 10% em comparação com fevereiro.
Os próximos meses representaram crescimento, em abril 36,27% em comparação com março. Em maio, um aumento mais tímido de 9,56% com abril. Já em junho, mês que tivemos aumento da flexibilização do isolamento em muitos Estados, houve uma queda de 3,92% em comparação com maio. Em julho, os gastos com supermercado voltaram a aumentar, no total 8,83% em comparação com o período anterior.
Transação
O estudo dos dados também analisou crescimento no ticket médio das compras realizadas pelos usuários do app.
Nos três primeiros meses do ano, o valor médio registrado era de R$ 450. Em abril, o valor subiu 39,66% em comparação com março e em maio continuou a aumentar, atingindo um valor de ticket médio de R$ 644,96.
Já em junho, o ticket médio demonstrou queda de 7,19% em comparação com maio.
Em julho, o ticket médio teve um pequeno crescimento em comparação com o período anterior, de 1,69%.
Apesar da queda e do baixo crescimento, os valores de ticket médio ainda são bem superiores em comparação com os três primeiros meses do ano, já que tiveram média de R$ 598,61, em junho, e R$ 608,70, em julho.
Autor(a): Eliana Lima