Mundo

Geoparque Seridó recebe chancela mundial da Unesco

13 ABR 2022

Foto: Emprotur

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu, na manhã de hoje (13), o Geoparque Seridó como um território de relevância geológica internacional. Assim, o rico território potiguar nos aspectos geológicos, biológicos, culturais e históricos passa a fazer parte oficialmente do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco. 


O Geoparque Seridó entra na seleta lista de Geoparques Mundiais da Unesco, que passa a contar com 177 geoparques em 46 países, além de incluí-lo também na Rede de Geoparques Mundiais. 


Professor do Departamento de Geologia da UFRN e coordenador Científico do Geoparque Seridó, Marcos Nascimento festeja:


- Reconhecimento não somente por todas as atividades que foram realizadas nesses últimos 12 anos, mas também comprova que essa parte do Rio Grande do Norte tem um patrimônio geológico de relevância internacional, aliado a particularidades do restante do patrimônio natural e do patrimônio cultural, assim se tornando um lugar único no mundo. Essa visibilidade internacional favorecerá um maior desenvolvimento territorial por meio de práticas turísticas sustentáveis, aliadas a melhorias na educação e na conservação desses patrimônios únicos.


Tamanho


A área do geoparque é de 2,8 mil quilômetros quadrados, em seis municípios com recursos naturais e construções humanas importantes: Cerro Corá - nascente do Rio Potengi; Carnaúba dos Dantas, Monte do Galo, Acari e Parelhas (açudes Gargalheiras e Boqueirão, respectivamente), Currais Novos - Cânion dos Apertados e Mina Brejuí; e Lagoa Nova com o Tanque dos Poscianos.


Em novembro de 2021, dois avaliadores da Unesco estiveram nos seis municípios que compõem o geoparque, para avaliação do território. 


Para saber mais sobre o Geoparque Seridó, acesse o link aqui.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias