Esportes

Ginasta Arthur Zanetti anuncia aposentadoria

13 JAN 2025

Foto: Divulgação/Comitê Olímpico Brasileiro

O ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, no Reino Unido, em 2012, anunciou, nesse domingo (12), a aposentadoria como atleta profissional. O atleta continuará ligado à modalidade, agora como treinador de ginástica em São Caetano do Sul (SP), onde nasceu e vive.

Antes dos Jogos de Paris, na França, no ano passado, Zanetti já dizia que aquele seria o último ciclo olímpico da carreira. Por conta de lesões, Zanetti perdeu eventos importantes do ciclo de Paris, como o Mundial de Antuérpia, na Bélgica, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ambos em 2023. A contusão derradeira foi um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, em maio do ano passado, quando ainda buscava vaga para os Jogos da capital francesa.

No Instagram, a Confederação Brasileira de Ginástica homenageou o atleta. "Mais do que títulos, Arthur deixa um legado de determinação, dedicação e inspiração para as próximas gerações. Sua paixão pelo esporte mudou a história da Ginástica e do esporte no Brasil, mostrando que com trabalho duro, sonhos podem ser alcançados", disse na publicação.

Além do ouro de Londres, o primeiro da ginástica brasileira em Olimpíadas, Zanetti foi prata na Rio 2016, também nas argolas. Nos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2021, tentou executar uma apresentação que lhe garantiria um lugar no pódio do aparelho, sem ter sucesso. Ele ainda obteve quatro medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo uma dourada na edição de Antuérpia, em 2013, e três prateadas.

Autor(a): BZN



últimas notícias