08 SET 2025
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, manifestou apoio nesse domingo (7) ao pedido de prisão preventiva do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
Segundo Gleisi, a Advocacia do Senado agiu corretamente ao protocolar a solicitação na última segunda-feira (4). Em postagem nas redes sociais, ela classificou as declarações de Ciro contra a prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT), como “gravíssimas”.
“Agiu muito bem a Advocacia do Senado ao pedir prisão preventiva de Ciro Gomes por seus ataques à ex-senadora e atual prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias. As ofensas de Ciro são gravíssimas e de machismo repugnante. Ele vem desafiando a Justiça com ataques reiterados desde 2024. Toda solidariedade à prefeita Janaína”, escreveu a ministra no X.
O pedido integra ação penal eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusa Ciro de violência política de gênero contra Janaína. O processo teve início em 2024, quando ela ocupava temporariamente a vaga no Senado deixada por Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação.
Segundo a representação, mesmo após condenação em primeira instância, Ciro teria reiterado ataques em entrevistas e publicações nas redes sociais, o que reforçou a necessidade de medidas mais duras.
Autor(a): BZN