03 JUL 2023
A erosão do Morro do Careca e o iminente risco de acidente para pedestres foram motivos de reportagem no Jornal Hoje da TV Globo, que mostrou uma parede de aproximadamente dois metros que se formou na base do morro.
Blocos de areia já se desprenderam da estrutura, mas ninguém feriu-se. Ainda há riscos de novos deslizamentos de blocos de areia, colocando em perigo quem caminha ou fica naquela área.
Ouvido pela reportagem, o geólogo José Petronilo da Silva Junior disse que se o mar continuar avançando não haverá como controlar a natureza e toda a areia por cima da falésia seria levada. “Quando a gente conseguir evitar que essa maré chegue ali embaixo e continue fazendo a erosão, então a gente vai conseguir estabilizar a situação”, afirma.
Os empresários do turismo da capital dos magos-hospitaleiros já demonstraram preocupação com os entraves que evitam as obras da engorda da praia, que aumentará a faixa de areia.
A Prefeitura de Natal tem os recursos assegurados e o projeto para fazer o aterro hidráulico, nome técnico da engorda. O projeto deu entrada no Idema em 2015, mas de lá para cá o órgão ambiental estadual pede novas informações para poder liberar a licença.
Agora, outras 40 novas perguntas foram enviadas para serem respondidas pela prefeitura, que reivindica a liberação da licença prévia, ainda que com condicionantes, como o Idema fez em relação a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos na Redinha.
A Caern obteve a licença para construção a estação que irá tratar os esgotos da Zona Norte, mesmo ainda tendo que cumprir algumas condições antes de iniciar a operação dos serviços.
A preocupação de quem trabalha com o turismo é que a divulgação dessa situação na principal praia da cidade afaste os visitantes ainda mais depois do desgaste causado pelos ataques terroristas de facções criminosas que ganharam o noticiário nacional em março.
Engorda de Ponta Negra já! Ecos que urgem resposta.
As fotos são do repórter fotográfico Ney Douglas
Autor(a): Eliana Lima