Política

Governo de diversidade de gênero apenas na subida da rampa

28 NOV 2023

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nunca antes na história do Brasil a mulher perdeu tantos espaços para dar vez a homens.


A mais recente perda ocorreu nessa segunda-feira (27), com o presidente Lula indicando Flávio Dino para uma das duas únicas vagas ocupadas por mulheres no STF. Agora ficará reduzida a Cármem Lúcia. Vaga que também poderá ser perdida quando a ministra seguir para aposentadoria.


E perdeu também representação feminina na chefia da Procuradoria Geral da República (PGR), com a indicação de Paulo Gonet para assumir.


A PGR só teve uma mulher no comando: Raquel Dodge, indicação do então presidente Michel Temer.


Pois bem


Três mulheres já foram demitidas pelo presidente Lula. Para acomodar homens. Do guloso Centrão.


Primeiro foi a então ministra do Turismo Daniela Carneiro, em julho. No lugar dela, assumiu Celso Sabino, amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e que já viajou com o ex-presidente Bolsonaro (PL).


Depois, corte de Ana Moser do Ministério so Esporte, em setembro, para Lula ampliar sua base no Congresso Nacional, especialmente na Câmara, ao dar vaga para parlamentares do…Centrão.


Em outubro, foi a vez de Rita Serrano ser dispensada da chefia da Caixa Econômica. Para acomodar homens indicados pelo…Centrão. Foi substituída por Carlos Antônio Vieira Fernandes, apadrinhado de…Arthur Lira.

Autor(a): BZN



últimas notícias