12 AGO 2025
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, respondeu oficialmente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após declarações do republicano que citaram Brasília como exemplo de capital violenta.
Em carta enviada nesta terça-feira (12), Ibaneis afirmou que a percepção apresentada por Trump “não reflete a realidade da capital brasileira”, citando dados oficiais do Atlas da Violência 2024, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, Brasília registrou, em 2023, taxa de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes, a terceira menor entre todas as capitais do país.
O governador destacou que o resultado representa um “marco histórico” e atribuiu o desempenho a políticas públicas assertivas. Ele também lembrou de uma recente reunião com governadores para discutir a abertura de diálogo direto com o governo norte-americano, defendendo ações que reduzam a tensão entre os dois países e minimizem prejuízos à economia brasileira.
O episódio ocorreu após Trump anunciar, nessa segunda-feira (11), uma intervenção federal na segurança de Washington, alegando descontrole da criminalidade. O presidente norte-americano ordenou a retirada de pessoas em situação de rua e criminosos das ruas da capital e comparou a violência local à de outras capitais mundiais que classificou como “piores lugares do mundo”, entre elas, Brasília.
Autor(a): BZN