Política

Governo do PT no RN: médicos vão paralisar atendimento por falta de repasses atrasados há meses

21 JAN 2025

Foto: ChatGPT/BZN

A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte (Coopmed) informou nesta terça-feira (21), a todos os médicos cooperados realizam procedimentos nos hospitais Liga Contra o Câncer, Rio Grande, Paulo Curgel, Memorial, Hospital do Coração e Varela Santiago, que serão paralisadas as atividades de Alta/Média Complexidade - OGE nesta quarta-feira (22), “devido ao não cumprimento do repasse previsto para o dia 20” pela Secretaria Estadual de Saúde  (Sesap).


A paralisação nesses hospitais começará às 7h de amanhã, seguindo as regras estabelecidas pela cooperativa.


Ou seja: a falta de compromisso e de responsabilidade do governo estadual vai colocar em risco a vida dos mais necessitados. 


A situação é muito grave, enquanto o Ministério Público continua inerte.


Para se ter ideia, juntando todos os contatos em atraso da Sesap com a Coopmed, não apenas da Alta/Media,  ultrapassa os 13 milhões de reais. 


O que causa maior espanto é que o dinheiro da Saúde é carimbado e o SUS realiza fielmente os repasses para o Estado cumprir os pagamentos. E o MP. Silente.


A decisão pela paralisação ocorre diante da quebra do acordo de parcelamento da dívida, feita pela Sesap na última paralisação, em novembro passado.


Ficou acordado que todo dia 30 seria paga uma parcela. Mas não houve pagamento no dia 30, foi pedido o adiamento para o dia 10; depois para o dia 20, e ainda nada. 


Os médicos, indignados e com razão, diante de praticamente seis meses de atraso de uma dívida que foi parcelada, resolveram suspender os serviços a partir de amanhã.




Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias