Cidade

Governo do RN contrata leitos à Liga contra o Câncer

15 ABR 2020

Foto: Cipriano Maia - Foto: Elisa Elsie

O governo estadual contratou 60 leitos para assistência aos casos de covid-19 em duas unidades da Liga Norte-rio-grandese contra o Câncer, em Natal. 20 serão destinados a pacientes oncológicos críticos e 40 para assistência ventilatória não invasiva.
 
Na rede hospitalar estão internados 106 pacientes, sendo 54 pessoas na rede pública e 52 na rede privada. Deste total, 38 estão em UTI, 20 em internação semi-intensiva e 48 em leitos clínicos.
 
Outro dado apresentado apontou que através do Laboratório Central (Lacen) o governo realizou 2.994 testes rápidos para identificação de contaminação. 2.665 testes foram descartados.

Secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia informou:
 
- Continuamos trabalhando para avançar na implementação de leitos na rede própria nas quatro regiões do Estado. Estamos consolidando acordo e contrato com hospital privado em Mossoró e lançaremos amanhã uma chamada à rede privada para contratação de leitos disponíveis para suprir a necessidade, caso a rede pública não seja suficiente. Também nesta quinta-feira (16), o Governo abre as inscrições para profissionais de saúde utilizarem o Hotel Barreira Roxa no período de descanso como forma de proteger suas famílias. São ofertadas 150 vagas.
 
Entre outras medidas adotadas, estão a ocupação de espaço já disponibilizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para implantação de 100 leitos que poderão atender ao municípios do Mato Grande e a zona Norte de Natal. Entendimentos com a Prefeitura de Parnamirim estão em curso para a oferta de leitos de retaguarda.
 
Para próxima semana, está prevista a chegada de 30 novos ventiladores adquiridos pelo Consórcio Nordeste. Até o final desta semana, os municípios do RN irão receber os testes rápidos para identificação do novo coronavírus.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias