Política

Governo e Fiern compartilham dados da SET e do Mais RN

10 MAI 2022

Foto: Elisa Elsie/Ascom

Hoje (10) teve reunião entre a governadora Fátima Bezerra, com o vice-governador Antenor Roberto e secretários; e o presidente da Fiern, Amaro Sales, com diretores da Federação.

Na pauta, a governadora, o secretário Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Amaro assinaram um termo de cooperação técnica que vai permitir o compartilhamento da base de dados da Secretaria Estadual de Tributação (SET) e da plataforma Mais RN, mantida pela federação. 

Pois bem

Segundo o governo, a proposta é que o intercâmbio informações abra "possibilidades de pesquisas e políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico do estado". 

Tempo

A plataforma foi lançada em 2014 e somente agora foi viabilizada a cooperação entre a instituição, que representa o setor industrial, e o Governo. 

Disse a governadora:

- Estamos buscando convergência e sinergia para aquilo que é melhor para o Rio Grande do Norte. É assim que a gente celebra esse acordo de cooperação técnica. Nosso governo busca sempre o melhor para o estado e disso não abrimos mão e vamos defender.

Comentou Amaro Sales:

- Desde o primeiro dia em que estive como presidente dessa federação, há 11 anos, vínhamos tentando firmar esse termo de cooperação para melhorar o desempenho da indústria do estado e só conseguimos agora, nesse governo.

Considerou Carlos Eduardo Xavier:

- Esse acordo demonstra essa aproximação e diálogo permanente do governo com as entidades empresariais, a exemplo do Proedi, que foi construído com os maiores interessados, os empresários que são os maiores geradores de emprego na indústria do estado.

Operação

De acordo com o governo a parceria possibilitará, por exemplo, "elencar os principais contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Também permitirá a obtenção de dados setoriais contidos na plataforma para avaliação de benefícios fiscais que venham ser instituídos pelo governo". 

E a plataforma Mais RN atua como uma unidade de inteligência e pensamento estratégico, com ações voltadas para o desenvolvimento da economia e das políticas públicas do estado, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, com o poder público e com empresas e organizações privadas.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias