27 JUN 2023
A Suécia é um dos países mais seguros do mundo. Mas, diante das tensões internacionais que aumentam, com foco na guerra entre Rússia e Ucrânia, e “Se a guerra chegar”?. Eis o título do manual que o governo sueco está divulgando e enviado às residências para o caso de um conflito armado estourar.
São 20 páginas com dicas de preparativos de emergência para o cenário de guerra.
Indica, numa situação de emergência, os sistemas de alerta da Suécia e explica que toda a população residente - entre 16 e 70 anos de idade - tem a obrigação de contribuir para a defesa total do país.
Alerta que podem faltar alimentos e água nas torneiras. Podem falhar o abastecimento de combustíveis, terminais de pagamento com cartão, internet e redes móveis. E até haver escassez de medicamentos.
As sugestões para o cenário de emergência são de que os suecos tenham sempre reserva de alimentos não perecíveis, água engarrafada, mantas e dispositivos de comunicação.
Os alimentos devem fornecer “calorias suficientes”, que possam ser preparados rapidamente e com pouca água. O governo aconselha a ter pelo menos três litros por adulto ao dia. Recomenda que se não for engarrafada, a água pode ser “fervida”.
Se a eletricidade falhar no inverno, sugere que sejam colocados cobertores nas janelas e tapetes no chão, para isolar melhor a casa.
Em caso de incidente grave nas comunicações, indica rádio alimentado a pilhas ou a energia solar.
E informa os principais números dos serviços de emergência.
Confira o guia completo aqui.
Autor(a): Eliana Lima