Política

Governo tenta atrair chinesa de energia eólica para o RN

17 NOV 2020

Foto: Sandro Menezes/Assecom/RN

Ao lado do vice Antenor Roberto e do secretário Jaime Calado (Desenvolvimento), a governadora Fátima Bezerra se reuniu na tarde de hoje (17) com o vice-presidente da Mingyang Smart Energy, Larry Wantenta, líder nacional na produção de energia eólica, informa a Assecom.

Reunião de continuidade sobre a instalação no RN da "multinacional chinesa que ocupa a terceira posição em produção de energia offshore na China e o sexto lugar no mundo, atuando ainda com a produção de energia solar e elétrica".

A reunião girou em torno de novos investimentos para geração de energia eólica offshore (em alto mar). 

Garantiu a governadora: 

- Não mediremos esforços para trazer estes investimentos para o nosso estado.

Segundo Larry Wang, a intenção da multinacional é instalar em solo potiguar uma fábrica de peças como turbinas, hélices e motores. Declarou que “não é somente entrar no mercado brasileiro, mas, ser um motor para o crescimento econômico e para o mercado da energia renovável regional”. 

A empresa enviará ao Governo um plano de metas e itens necessários à sua fixação no RN. “Sinto um forte apoio da governadora e da sua equipe técnica. Trabalharei para que nosso projeto seja desenvolvido aqui”, finalizou o empresário. 

As usinas da Mingyang instaladas no mar já operam na China, Alemanha e Reino Unido, entre outros países, e produzem atualmente 8.3 mw cada. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias