12 NOV 2023
O grupo de brasileiros que estava em Gaza cruzou o Portal de Rafah, neste domingo (12) e está no Cairo, Egito, onde foi recebido por equipe da Embaixada do Brasil, responsável pela etapa final da operação de repatriação, informou o Itamaraty.
Segundo o comunicado do Itamaraty, duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
Após o cruzamento da fronteira, o grupo embarcou em um ônibus fretado pelo governo brasileiro e seguiram viagem até um aeroporto designado pelo Egito, onde a aeronave VC2, da Presidência da República do Brasil, trará o grupo.
Na chegada ao Brasil, terá acolhimento preparado pelo governo federal, como serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Ficarão dois dias hospedados em Brasília.
“Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, então serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar, mas o Governo Federal já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, explica Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça.
A assistência será dada o tempo que for necessário, “para que essas pessoas possam se integrar ao nosso país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, concluiu.
Autor(a): BZN