Economia

Grupo de empresários cria operadora de petróleo no RN

06 NOV 2020

Foto: Petro Potiguar

Oito empresários de Mossoró abriram a Petro Potiguar, empresa que pode operar poços e até campos terrestres de companhias independentes e investidores da Bacia Potiguar.

De acordo com o Sebrae-RN, a bacia potiguar detém cerca de um terço das reservas brasileiras de petróleo e gás natural em terra, com aproximadamente 300 milhões de barris de óleo equivalente, e a abertura do mercado com o repasse dos campos da Petrobras para a iniciativa privada trouxe novas oportunidades de negócios.

Foi de olho nesse potencial que os empresários uniram-se para criar uma operadora de petróleo ma capital do Oeste, região onde se encontra a maior parte dos campos terrestres do RN. 

A Petro Potiguar já está funcionando com um modelo de negócio em que opera os campos em parceria com as operadoras independentes que arremataram as áreas em leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O grupo conhece bem a realidade do setor, já que os empreendedores têm empresas que durante décadas estiveram inseridas na cadeia de valor. 

Na área de relacionamento com mercado estão Paulo Coelho, Gutemberg Dias e Emery Júnior. 

Os empresários José Nilo e Francisco Barreto estão na área de poços e petróleo, enquanto Adler Crispim, Francisco Josivan e Ricardo Pinheiro ficam responsáveis pelas áreas de gestão de recursos naturais, infraestrutura e engenharia e desenvolvimento de projetos, respectivamente.

Surgimento

A empresa começou a funcionar no primeiro deste mês de novembro, operando com dois poços de produção de óleo e um de injeção de água em um dos campos da Petro Victory, com perspectiva de colocar em atividades outros poços da mesma companhia.

O modelo e plano de negócio da Petro Potiguar foram desenvolvidos a partir de consultorias oferecidas pelo Sebrae no RN, que comprovou a viabilidade da operação. 

Segundo Robson Matos, gestor de Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae, esse grupo participou de uma missão empresarial em Oklahoma e Texas (EUA) e conheceu de perto o funcionamento das  pequenas operadoras americanas. Experiência que deu origem ao projeto da Petro Potiguar.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias