Política

Guamaré e mais três municípios instituem o Consórcio de Sanidade Agropecuária- SIM Sertão e Mar

18 MAI 2020

Foto: Divulgação

O município de Guamaré vive um momento considerado histórico e de superação na agricultura familiar. Em meio à pandemia da Covid-19, a luta capitaneada pelo prefeito Adriano Diógenes, em favor da criação de um consórcio intermunicipal para garantir a organização do setor agrícola ganhou a adesão dos municípios de Galinhos, Pedro Avelino e Jandaíra, instituindo por assembleia por vídeo conferência, nesta segunda-feira, 18, o Consórcio de Sanidade Agropecuária- SIM Sertão e Mar, com sede no distrito de Baixa do Meio. A Fetarn e o Sebrae-RN são parceiros importantes da iniciativa pioneira na região.

O consórcio chega para atender a necessidade de agregação de valor aos produtos locais e formalizar o setor, incluindo a inspeção da produção dos pequenos agricultores, da pecuária e pesca. Para o prefeito Adriano Diógenes, que assume a presidência do consórcio em mais alguns dias, a informalidade no setor inviabilizava inserção da produção local nos Programas de Compras Governamentais. 

“Estima-se que aproximadamente 2,5 milhões de reais deixam de ser contratados anualmente, no âmbito destes programas, como consequência dessa lacuna institucional, que impossibilita a aquisição principalmente de produtos de origem animal e das abelhas, dentre outros”, destacou o prefeito e presidente da nova entidade.

Para o agrônomo Joseraldo do Vale, que presta assessoria ao município de Guamaré pela Fetarn e assumirá a diretoria administrativa do consórcio, a criação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM e posteriormente do consórcio chega para viabilizar a comercialização da produção no mercado institucional e na rede de supermercados. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Guamaré, José Reginaldo também acompanhou o prefeito Adriano Diógenes na assembleia por vídeo conferência para instalação do consórcio.  

Durante a assembleia virtual, a representante do SEBRAE RN, Cátia Lopes, Analista de Políticas Públicas Sebrae-RN parabenizou o pioneirismo de Guamaré e destacou a adesão dos prefeitos de Jandaíra, Marina Dias, Pedro Avelino, José Alexandre e do município de Galinhos, Francinaldo Silva. O projeto também contou com o respaldo das câmaras municipais.  

Desafio com a pandemia  

“Percorremos uma jornada desafiadora e quase impossível, considerando as adversidades de uma situação de Pandemia, mas não desistimos da caminhada, aprovando as Leis do SIM, o Protocolo de Intenções, e demais instrumentos legais nas quatro Câmaras municipais, tornando possível a realização dessa assembleia para a instalação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção de produtos de origem animal – SIM-Sertão e Mar”, destacou o prefeito Adriano Diógenes. 

Sobre o consórcio 

O Consórcio Intermunicipal - SIM “Sertão e Mar” abrange uma população de 30.232 habitantes, segundo o IBGE. Desse total, 14.827 habitantes residem na área rural, que possui mais de 54 estabelecimentos mapeados, nos setores de aquicultura e pesca, mel e produtos das abelhas, avicultura, suinocultura, caprinocultura e bovinocultura de leite. 

Participaram da assembleia virtual que instituiu o consórcio, além dos prefeitos dos quatro municípios, Roberto Papa, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Norte - SFA/RN, Jocelino Dantas, Secretário de Política Agrícola da Fetarn, Nadjaluce Barros, Consultora Credenciada do Sebrae-RN, Cátia Muniz, Analista de Políticas Públicas Sebrae-RN e Ivaneide Ferreira, Consultora Credenciada do Sebrae-RN. A prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho é a vice-presidente na nova entidade. 
 



últimas notícias