07 OUT 2023
O grupo terrorista palestino Hamas atacou de surpresa o centro e o sul de Israel, na manhã deste sábado (7), lançando cerca de 2,5 mil foguetes.
Além dos foguetes, dezenas de terroristas do grupo violaram a fronteira, invadiram o território israelense, mataram quem encontraram pela frente. Mais de 22 civis foram mortos e 250 ficaram feriados. Vários israelenses foram sequestrados e levados para Gaza.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que a situação é de guerra:
- Desde esta manhã, o Estado de Israel está em guerra. O nosso primeiro objetivo é expulsar as forças hostis que se infiltraram no nosso território e restaurar a segurança e a tranquilidade das comunidades que foram atacadas.
- O segundo objetivo, ao mesmo tempo, é cobrar um preço imenso ao inimigo, também dentro da Faixa de Gaza. O terceiro objetivo é reforçar outras frentes para que ninguém se junte a esta guerra por engano.
- Estamos em guerra. Na guerra, é preciso ter equilíbrio. Apelo a todos os cidadãos de Israel para que se unam para alcançar o nosso objectivo mais elevado – a vitória na guerra.
Autor(a): BZN