Mundo

Hamas quebra acordo e adia libertação de reféns

10 FEV 2025

O Hamas anunciou nesta segunda-feira (10) que adiou, até novo aviso, a libertação de reféns israelenses que estava programada para o próximo sábado (15).

O grupo terrorista diz alega que Israel violou os termos do cessar-fogo, incluindo atrasos no retorno de deslocados ao norte de Gaza, ataques contínuos a civis e obstáculos à entrada de ajuda humanitária.

Em resposta, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, instruiu as forças militares a se prepararem para todos os cenários possíveis em Gaza, classificando o adiamento como uma violação completa do acordo de cessar-fogo e da libertação de reféns.

Até o momento, o Hamas libertou 16 reféns israelenses em troca de centenas de prisioneiros palestinos. A segunda fase do acordo, que envolve a libertação de mais reféns, ainda não foi negociada.

O Hamas diz que não libertará os reféns restantes a menos que Israel encerre a guerra, enquanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mantém o compromisso de destruir o grupo palestino e acabar com seu controle sobre Gaza.  

Autor(a): BZN



últimas notícias