Mundo

Helicóptero em que viajava o presidente da Colômbia é atacado

25 JUN 2021

Foto: Foto do helicóptero atingido, publicada pela presidência da Colômbia

O jornal El País informa que o helicóptero presidencial colombiano Black Hawk, em que viajava o presidente Ivan Duque, foi atacado por disparos de armas de fogo, após ele cumprir compromisso em Sardinata, no Catatumbo colombiano, e a aeronave se aproximar para pousar na cidade de Cucuta.

Também estavam os ministros da Defesa, Diego Molano; do Interior, Daniel Palacios, e o governador do Norte de Santander, Silvano Serrano. Todos saíram ilesos. 

O presidente explicou que tanto "o dispositivo aéreo quanto as capacidades da aeronave impediram que algo letal acontecesse”. A presidência divulgou algumas imagens mostrando os impactos de balas que atingiram o helicóptero, algumas contra as hélices.

Segundo o El País, Ivan Duque descreveu o atentado como “ataque covarde” e afirmou que o seu governo não vai "desenimar na luta contra o narcotráfico, o terrorismo ou as organizações do crime organizado que atuam no país. país". 

"Eles não vão nos intimidar com violência ou atos de terrorismo", acrescentou. 

O presidente não indicou quem poderia ser o responsável, mas a área em que o equipamento foi atingido "é um barril de pólvora onde guerrilheiros, grupos paramilitares e coexiste o narcotráfico. Nessa mesma cidade, na semana passada, houve um atentado com carro-bomba contra a 30ª Brigada do Exército. O incidente deixou 36 feridos. A base tem presença militar dos Estados Unidos. E embora o governo aponte integrantes da frente de guerra urbana do o Exército de Libertação Nacional (ELN), sob as ordens de Antonio García, integrante do Comando Central desse grupo armado, o Governo não descarta outras organizações criminosas", informa o jornal.
 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias