11 NOV 2021
Espécie de conselheira do governo holandês para a pandemia, a Comissão de Gestão de Surtos (OMT) dos Países Baixos (Holanda) recomendou que seja decretado um "confinamento limitado" durante as próximas duas semanas, com cancelamento de eventos, cinemas e teatros, por exemplo. As escolas continuariam abertas.
Para bares e restaurantes, a proposta é antecipar o encerramento - que já fecham à meia-noite -, limitando a ocupação, com permissão de clientes apenas sentados à mesa, informou a estação de televisão NOS.
Primeiro-ministro interino do governo holandês, Mark Rutte pode anunciar amanhã (12) medidas de novas restrições.
Cenário
Segundo a NOS, dados do Instituto de Saúde Pública (RIVM) holandês indicam que os Países Baixos contabilizaram 16.364 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Significa o número mais alto de infeções desde o início da pandemia no país. São mais 3.688 novos casos em relação aos números dessa quarta-feira (10).
E o número de hospitalizados subiu de 1.647 para 1.699, com 330 deles em UTI. De óbitos, foram registrados 26 - a média diária na semana passada foi de 24.
Lembrar que no fim de semana passado entrou em vigor no país a reintrodução do distanciamento social de 1,5 metros em espaços públicos e a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação contra a covid em locais como ginásios, museus, hotéis e eventos.
Imunização
Dados oficiais apontam que 82,4% da população com mais de 12 anos já recebeu as duas doses da vacina, e 85,9% tomaram pelo menos uma dose. Entretanto, estima-se que cerca de 13% dos holandeses ainda não querem ser vacinados.
Autor(a): Eliana Lima