01 AGO 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nessa quinta-feira (31), um homem que transportava 600 filhotes de jabuti dentro de malas no bagageiro de um ônibus interestadual. A apreensão ocorreu na BR-116, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
O suspeito havia embarcado em Feira de Santana (BA) com destino a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde pretendia comercializar os animais ilegalmente em uma feira livre no fim de semana. Cada filhote da espécie é vendido por cerca de R$ 700 no mercado clandestino, o que totalizaria mais de R$ 400 mil em valor de revenda.
Durante a abordagem, o homem admitiu que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte e confessou que já havia sido preso pelo mesmo crime ambiental em 2015. Alguns dos filhotes não resistiram às condições inadequadas de transporte e morreram ainda dentro das malas.
O transporte de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa, podendo ser agravada em casos envolvendo espécies ameaçadas de extinção ou práticas em áreas de conservação ambiental.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), no Rio de Janeiro, que vai apurar a origem dos animais e os envolvidos no esquema de tráfico.
Autor(a): BZN